Valor ou preço?

Há muito tempo que percebi que vivemos em mundo cheio de artimanhas e engodos de Satanás. Os quais tem seu foco em desviar a atenção de homem naquilo que realmente tem valor.
Infelizmente a maioria das pessoas não consegue se aperceber disto. E em alguns casos mais não que não conseguir, é a cegueira pela concupiscência da carne que faz não querer perceber.
As pessoas já não são mais orientadas pela máxima da Economia que diz: A demanda gera a oferta.
Segundo as mensagens publicitárias, e obviamente por trás de boa parte delas, as artimanhas do maligno, devemos cada vez mais nos esforçar desenfreadamente para conseguir obter as mercadorias ou produtos, que trariam com elas a felicidade e a plenitude. Porém quanto mais acumulamos tais mercadorias, mais nos afastamos da oportunidade ser feliz.
Isto se dá pelo simples fato de não conseguirmos, ou melhor, deixarmos o evangelho e o seu precursor, a saber, Jesus Cristo, dominar por completo nossa existência.
Por que será que as Escrituras nos dizem?:
Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 1 Timóteo 6:6-8
É no mínimo curioso olharmos para as pessoas de fora daquilo que a grande maioria chama de igreja (com “i” minúsculo- instituição), e chamá-los de incrédulos. Não é mesmo?
Assim como dantes comentado, fica cada vez mais evidente que a oferta tem determinado a demanda. Como pode ser isto?
Observe que em nenhum momento nos foi dito que não é licito trabalhar, e com isto prover o sustento, e, por que não determinados prazeres a família, amigos e ao próximo.
Mas, o fato é que a cada novo modelo de celular que é lançado, a cada nova moda em roupas e calçados, carros, tecnologias, etc., as pessoas sentem-se impulsionadas em obter de maneira ambiciosa, aquilo que poderá lhe trazer uma falsa sensação de bem estar, ou de ser alguém através do “ter, possuir”.
Fato é que em sua grande maioria, tais COISAS servem apenas para afastar as pessoas de seus semelhantes, de seu Deus e dos ensinamentos por Ele deixados.
Perdemos tanto tempo tentando “TER” que nos esquecemos de “SER”, o que fomos criados para ser.
“E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” Atos 17:26-28
Devemos voltar às origens, assim como Enoque que andou com Deus, alcançando testemunho de ter agradado a Deus (Gn 5:24 ; Hb 11:5) e buscá-lo a fim de satisfazer a lacuna que existe dentro de cada filho de Adão.
O que será que estamos ensinando sobre o que tem valor as gerações que nos sucederão? O que nossos filhos herdarão de valores? O quanto do meu tempo entenda-se valor, eu dou a minha esposa, marido, filhos, amigos e a Deus? Não necessariamente nesta ordem.
Devemos “SER” sim, melhores pais, melhores filhos, melhores maridos e esposas, melhores amigos, e acima de tudo melhores filhos e servos do Deus Altíssimo.
Devemos aprender que aquilo que preço não tem valor, mas aquilo que tem valor, não tem preço.
Creio que o que nos falta é aquilo que Paulo descobriu em Cristo Jesus, e que por não termos, não conseguimos ser melhores – a saber: CONTENTAMENTO!
“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:11-13”.
Que o Deus Eterno, através de seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo, trabalhe em nosso caráter para sermos sua imagem e semelhança, e assim cumprir aquilo que Ele deseja de nós.
Deus vos abençoe e guarde.