O vinho e o óleo


“Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.” Lucas 10:33,34

No evangelho de Mateus 13: 35B o autor recita o que já havia se profetizado acerca do Messias em Salmos 78:2 onde Ele o próprio Cristo traria revelações profundas e ocultas do coração de Deus desde antes da criação do mundo através de parábolas. E a parábola do bom samaritano não é diferente; esta história remete a profunda obra redentora de Deus através do que o Filho manifestaria na cruz.

O homem caído no meio do caminho, ferido e quase morto, assolado pela mão dos assaltantes, representa todos aqueles que foram entregues nas mãos do inimigo de nossas almas; homens e mulheres que estão perdidos em seus sofrimentos de corpo, alma e espírito; sem esperança estão caídos sem nenhuma possibilidade de se reerguerem.

Um dos ensinamentos que esta parábola nos trás é sobre um samaritano que ao se aproximar, enfaixou as feridas e derramou vinho e óleo. O vinho que representa o sangue, e o óleo que representa a unção; foram o que permitiram a pessoa assolada ser curada.

Não importa em qual condição estamos, quando o vinho e óleo são derramados sobre nossas vidas, nasce em nós a esperança da cura; cura da alma, cura das nossas emoções, dos nossos sentimentos. Em Isaías 1:6 diz que: “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.”; em nós não há nada de bom quando estamos longe da presença de Deus. Quando ele se aproxima de nós, somos purificados de quem somos, recebendo porção de vinho e óleo, podendo então ajudar o que estão no meio do caminho, na mesma condição ao qual um dia nos encontramos.

Ajudar as pessoas que estão machucadas no caminho sem vinho e óleo, pode causar mais dores e até a morte dessas. Então peça a Deus que te coloque em caminhos aonde existem pessoas que precisam de você, e seja um instrumento de cura para essas pessoas. E se você é essa pessoa que se encontra caída e machucada, não desanime, deixe o vinho e o óleo de Deus entrar na sua vida, e permita que em você seja gerado a cura.

#pecado #vida #amor #vinho #oleo

Posts Recentes
Arquivo