top of page

Deus... Não te entendo!


Muitos questionamentos sobre Deus, e sobre acontecimentos da vida permeiam a vida da humanidade. E em alguns indivíduos, estas questões chegam a ser tão latentes que conseguem abalar a fé no próprio Deus. Se Deus é bom, se Ele é amor... - Por que Deus permite o mal? - Por que nada na minha vida da certo? - Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

E com certeza muitas outras perguntas poderiam ser acrescidas a estas. Mas, a verdade por detrás destas e de tantas outras perguntas, muito embora possa parecer dura a resposta, está na incapacidade da humanidade em obedecer a Deus desde a fundação do mundo. Daí também vem à inaptidão para entender os planos de Deus e reconhecê-lo em toda nossa existência.

A verdade absoluta é que Deus é AMOR, e Deus é BOM, em todo tempo. Mesmo que eu ou você, meu caro leitor não tenhamos a clareza do entendimento sobre os caminhos e planos dEle a nosso respeito. As Escrituras no livro do profeta Jeremias nos mostram a fala do próprio Deus a este respeito: Porque Eu bem sei os pensamentos que penso a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. (Jr 29:11)

O que o homem não quer admitir é que ele mesmo, em sua natureza caída não é bom, como disse o apóstolo Paulo...o pecado que habita em mim (Rm 7,17)

Estou longe de entender plenamente o texto de Romanos 8:28, porque também como humano que sou existem coisas que acontecem onde não consigo encontrar explicação. Mas de uma coisa tenho certeza, sendo Ele muito mais de que Deus, Ele é meu Pai. E como Pai verdadeiro e amoroso, Ele tem cuidado de nós!

O problema é existencial, e na essência do problema está o entender a verdadeira fé, sendo esta fundamentada em um relacionamento intimo, um lugar onde ouço (não apenas escuto), a voz Dele. Pois as Escrituras nos ensinam a ter fé... inclusive: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hb 11:6)

Acontece que Fé, não consiste de anseios, desejos, devoção ou muito falar de forma até mesmo visceral. As pessoas acreditam ou foram ensinadas de forma equivocada que: - Se eu for insistente no meu pedido, se orar muito, se me fizer ouvir por Deus de modo que eu o comova, então Ele vai fazer a minha vontade Não estou dizendo de forma alguma, que Deus não ouve a oração, até por que... a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nem mesmo estou afirmando que não se deva levar as petições a Deus... Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Fp 4:6)

O que estou tentando explicar, é que fé segundo as Escrituras é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hb 11:1) Portanto é crer naquilo que se espera, a partir da Palavra dita, mas que ainda não consigo ver, tendo certeza que irá acontecer. Quando isto deve e pode acontecer? As Escrituras respondem: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10:17)

Então, meu caro irmão e leitor, creia sim, tenha muita fé sim, coloque seu pé no degrau sem enxergá-lo, mas somente faça isto a partir da Palavra proferida por Deus. Pois Ele jamais irá te desapontar, porque Ele é fiel em cumprir a sua Palavra.

Lembre-se que Deus é bom em todo tempo e em todo tempo Deus é bom, a despeito da minha incapacidade de entender todos os seus caminhos e desígnios!

Deus é BOM!

#santidade #pecado #vida #amor #humanidade

Posts Recentes